Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campanha de Preservação no Campus Belém

  • Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2016, 14h26
  • Última atualização em Sexta, 15 de Abril de 2016, 15h12
  • Acessos: 445

 

Com a finalidade de sensibilizar os discentes do IFPA Campus Belém, quanto a importância de Preservar o Acervo da Biblioteca, a Coordenação da Divisão Central de Bibliotecas do IFPA Campus Belém, lança a Campanha de Preservação do Livro (#eucuidodoslivros). :)

O objetivo é manter ações de educações preservativas de modo a resguardar o acervo, mobiliário, equipamentos e prédio, prevenindo o patrimônio institucional contra possíveis danos no qual estão previstas através de medidas preventivas que envolvam o manuseio, acondicionamento, transporte, limpeza, e etc. :)

Neste sentido, se faz necessário buscar a sensibilização da comunidade que faz uso deste ambiente para que assim tenhamos nosso patrimônio resguardado. Conscientizar a todos a partir da necessidade de preservação das coleções; Prevenir e incentivar aos usuários/clientes essa prática através de uma ação educativa, estimulando os cuidados com o patrimônio seja eles livros ou equipamentos ou o próprio prédio. :)

Esta Campanha também visa promover a reflexão através de palestra, confecção de marca texto (brinde) e uma representação teatral que oriente quanto ao manuseio dos livros, das tomadas, dos computadores, das mesas. Por exemplo, no caso dos livros não devemos: _Colocar clips, ou fazer orelhas para marcar página; _Molhar o dedo com saliva para virar páginas; _Fazer anotações; _Folhear livros com as mãos sujas; _Usar fitas adesivas para consertar rasgos, no caso das mesas: _Não riscar; _Não colocar chiclete; _Não pisar nas cadeiras, dentre outros.

Serão realizadas, também, as seguintes atividades:

1 – Exposição na biblioteca de obras deterioradas pela má utilização;

2 – Afixação de cartazes informativos na biblioteca e em seus arredores;

3 – Distribuição de marcadores de páginas com dicas e orientações de preservação e conservação;

4 – Concurso de frases com o tema: "Por que é importante a preservação do patrimônio e do material bibliográfico", onde o ganhador da melhor frase irá ganhar um brinde surpresa;

O formulário estará disponível no balcão de atendimento da Biblioteca, onde também deverá ser depositada sua frase que irá concorrer;

5 - Treinamento de uso do Portal de Periódicos da CAPES (Help Desk: Bibliotecária Maria de Lourdes (UFPA));

6 - “Roda de conversa” com o aluno André Felipe Lima das Chagas autor da obra “Os sonhos de Presto”;

7 - Mini-curso sobre Normalização dos Trabalhos Acadêmicos – ABNT (de acordo com a Instrução Normativa nº 02/2015 – PROEN). Facilitadora: Bibliotecária Gisela Fernanda Monteiro
Danin;

8 - Treinamento da base de pesquisa do Sistema de Bibliotecas – Pergamum. Facilitadora: Bibliotecária Adélia de Moraes Pinto.

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES (acesse aqui): de 18 a 20 de abril de 2016.

Inscrições: os interessados para participarem dos treinamento da CAPES, curso de Normalização e Treinamento do Pergamum deverão fazer a inscrição no Setor de Periódico da Biblioteca.

 PARTICIPE, LEIA O REGULAMENTO AQUI

registrado em:
Fim do conteúdo da página